- Aula 01 – Apresentação, ementa e planejamento da disciplina
- Aula 02 – Conceito de Informação
- Atividade de leitura – resenha do artigo O conceito de informação na Ciência da Informação
- Aula 03 – Discussão de texto e Vídeo: A face humana do Big Data
- Aula 04 – Escopo da análise da informação
- Ver Ciclo de vida de Curadoria Digital (página 66) do artigo
- Internet Archive – histórico de arquivamento do site da UnB
- Trove – Biblioteca Nacional Digital da Austrália
- Aula 05 – Documento, registro e conceitos introdutórios da Ciência da Informação
- Atividade de leitura – resenha do artigo O que é a Ciência da Informação
- Aula 06 – Princípios do tratamento descritivo e temático da informação
- Atividade de leitura – resenha do texto: O que é FRBR?
- Aula 07 – Exercício de descrição com FRBR
- Aula 08 – Modelo conceitual do campo da museologia – CIDOC-CRM
- Atividade de leitura – resenha do texto: Ontologia Cidoc CRM no contexto dos ambientes digitais de patrimônios culturais
- Aula 09 – Exercícios de tratamento descritivo – CIDOC CRM
- Aula 10 – Prova P1
- Aula 11 – Metadados
- Aula 12 – O padrão Dublin Core
- referência da documentação oficial para como criar os metadados e preencher os campos.
- Artigos para leitura e resumo:
- Aula 13 – Princípios de tratamento temático:
- Norma NBR 12676
- Norma NBR 6028
- Exercício – resenha (resumo crítico) de um artigo:
- [APOIO] Como fazer uma resenha
- Você pode escolher o artigo que quiser na base de dados para pesquisa: BRAPCI
- Ou usar esse como exemplo: Artigo científico para exercício.
- Aula 14 – Introdução às linguagens documentárias
- Artigo para leitura e resumo:Os sistemas de organização do conhecimento nas perspectivas atuais das normas internacionais de construção
- Aula 15 – Exemplos de linguagens documentárias
- Vídeo – Libraries in the Internet Age
- Vídeo – We Need Librarians More Than Ever
- Aula 16 – Introdução aos tesauros
- Notas finais e presença