- Aula 01 – Apresentação, ementa e planejamento da disciplina
- Aula 02 – Conceito de Informação
- Vídeo: A face humana do Big Data
- ATIVIDADE: Em grupo, para a próxima aula: discutam como você entende e o que você imagina como o papel para o bibliotecário nesse mundo permeado pelo fenômeno do “big data”. De que maneira a análise da informação impacta nisso?
- Aula 03 – Escopo da análise da informação
- Aula 04 – Artigo para discussao: O que é ciência da informação?
- Aula 05 – Documento, registro e Ciência da informação
- Aula 06 – Princípios do tratamento descritivo e temático da informação
- Aula 07 – Exercício sobre tratamento descritivo e temático
- Aula 08 – Metadados
- Aula 09 – O padrão Dublin Core
- Artigos para leitura e resumo:
- Aula 10 – Exercício padrão Dublin Core
- Aula 11 – Exercício padrão Dublin Core
- Referência da documentação oficial sobre como criar/preencher os campos de metadados
- Aula 12 – Princípios de tratamento temático:
- Norma NBR 12676
- Norma NBR 6028
- Artigo científico para exercício.
- Artigo para leitura e resumo:
- Aula 13 – Introdução às linguagens documentárias
- Aula 14 – Exemplos de linguagens documentárias
- Aula 15 – Tesauros
- Aula 16 – Exemplos de Tesauros
- Aula 17 – Exercícios com Tesauros
- Usando o Tesauro Brasileiro da Ciência da Informação, indexe os seguintes documentos (utilizando, no mínimo, 3 termos de indexação para cada um deles):
- Vídeo: Eu compro todos os livros que leio?
- Livro (obra rara): Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil
- Imagem: Cabocle Indien civilisé
- Podcast: Modelos e desafios do Acesso Aberto
- Usando o Tesauro Brasileiro da Ciência da Informação, indexe os seguintes documentos (utilizando, no mínimo, 3 termos de indexação para cada um deles):
- Aula 18 – Ontologias
- Aula 19 – Tendências em Indexação automática